quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dia 16/09/2008 - Aulas de interpretação com Alex Tenório

"Continuamos a estudar as palavras dos textos escolhidos de Nelson Rodrigues.
Alex propôs alguns temas para que as cenas se encaixassem: ciúmes, irmãs, e pactos. Temas freqüentes nos textos de Nelson.
“Gostei de ter alguns temas como norte, não no sentido de limitar, ate porque estes temas não estão fechados, mas de trazer uma certa “unidade” no geral”.
Depois do aquecimento com o bastão, fizemos o trabalho da imagem da palavra ampliando os gestos, o corpo. “No primeiro momento me parece muito abstrato e, ao mesmo tempo, abre alguma porta tornando menos fora da boca o texto”.
Em seguida o exercício da cadeira elétrica, reduzindo ao mínimo os gestos e intenções, trazendo uma certa orgânicidade para os textos."

Fabricio Z.


"18h30, cadê todo mundo? alguns conversando, outros alongando, outros baforidos, pois estão chegando atrasados. O Alex já pronto pra começar a aula - só aguardando todos estarem "de verdade" na sala. Ele pediu para pegarmos bastões e deixarmos no canto das paredes, e assim foi feito. Andamos pela sala, andamos mais um pouco e andamos de várias formas, ora parando, ora se observando. Pegamos nossos bastões e fizemos um circulo. Estabelecemos o silêncio, a atenção e iniciamos a dinamica. Hoje foi bem especial, o bastão caiu pouquissimas vezes, estávamos bem atentos. Saímos da dinâmica e fomos trabalhar em dupla. Cada um com seu parceiro, outros em trio, alguns sós, outros: o que tem que fazer mesmo?? Pegamos os textos do Nelson Rodrigues com a Dona Bete e iniciamos o trabalho. Fizemos o exercício da atitude, e o da cadeira elétrica. Trabalhamos. O Alex sempre por perto para dar toda a assitência e orientação necessária. Ficamos bem a vontade na sala para experimentarmos. Muito bom!! INTERVALO. Fizemos de costume nosso pequeno intervalo, bem descontraído. Voltando para a sala, continuamos a trabalhar nos mesmos exercícios. No final da aula o Alex pediu uma roda e nos sentamos para trocarmos experiência. Algumas pessoas falaram de como foi, o Alex deu sua impressão e ficamos bem satisfeito. A Livia Aleana pediu para que todos deixassem suas cenas anotadas com ela, pois iria ser encaminhado para a Denise por e-mail, assim foi feito. Terminada a aula, todos em suas rotinas novamente, se despediram. Tchau; até amanhã; beijos; aí esqueci de falar tchau pra vc; amanhã tem seminário heim, 15h30 ou 16h? aí que frio!."

Viviane Palandi

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

O que é o exercício da cadeira elétrica?

abraço
Mariana (núcleo de teatro de rua)

Ana Sharp disse...

É um exercício em que os atores, em dupla, sentam-se um de frente para o outro, e passam o texto olhando nos olhos um do outro. Não pode mexer uma parte de corpo. Mas dá vontade! (principalmente as mãos). Isso faz com que a gente perceba os IMPULSOS, aquilo que precede o gesto e o movimento, e sempre com atenção na coluna e nos apoios. É um ótimo exercicio pra não deixar aqueles movimentos parazitas fazerem parte da construção da partitura do ator. É isso.